Em um movimento que sinaliza a maturidade crescente do mercado de podcasts no Brasil, o Brasil Fora da Caverna (BFC) — veículo digital consolidado pela cobertura jornalística de política, direitos humanos, saúde e cultura — anunciou uma parceria inédita que envolve linha editorial, conteúdo e comercial, com o podcast paranaense Podquepariu, um programa independente conhecido por suas conversas informais, humanas e com bom humor sob a apresentação de Adriano Sann e Beto Zoellner.
A aliança entre o veículo de comunicação, que hoje atinge mensalmente mais de 15 milhões de brasileiros, com o expressivo número de 150 milhões de visualizações nas redes sociais, e um podcast com perfil mais leve e de conversa reflete uma tendência global: a hibridização entre mídia jornalística e formatos audiovisuais para ampliar alcance, engajamento e receita em um cenário cada vez mais competitivo.
No centro dessa estratégia está o reconhecimento de que o podcasting saiu da periferia das estratégias de conteúdo e hoje é uma plataforma central de construção de audiência.
“A sociedade entre Brasil Fora da Caverna e Podquepariu é um sinal de que os atores da comunicação no Brasil estão pensando estrategicamente no mercado de podcasts como parte integrante de seus ecossistemas de conteúdo. Em um setor que hoje é uma grande realidade, reunindo dezenas de milhões de ouvintes inseridos no ranking dos mais engajados globalmente, essa parceria simboliza a busca por relevância e sustentabilidade em um meio que, apesar de jovem, já é fundamental para o jornalismo e o marketing de conteúdo no país”, destaca o jornalista Eduardo Betinardi, sócio fundador do Brasil Fora da Caverna.
Um mercado em expansão
Dados recentes sobre o mercado de podcasts no Brasil mostram que o país consolidou sua posição como um dos mais relevantes no cenário global. Segundo a PodPesquisa 2024/2025, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), o Brasil conta com cerca de 31,9 milhões de ouvintes de podcasts, um sinal claro de que esse formato já é parte da rotina de consumo de áudio dos brasileiros.
Além disso, análises de tendências globais apontam que o Brasil representa hoje aproximadamente 6% de todos os podcasts produzidos no mundo, destacando a importância do país não apenas como mercado consumidor, mas também como produtor de conteúdo em português.
“O Podqpariu conquistou um espaço muito relevante no mercado paranaense, se consolidando como o principal podcast do estado em números e, principalmente, em relevância. Com o BFC, queremos nacionalizar nossa atuação, expandir nosso alcance e ver o Brasil repercutindo nossas discussões”, comenta Beto Zoellner.
“A parceria entre Podquepariu e BFC ‘vai parir’ momentos incríveis, trazendo para a nossa mesa participantes antes inimagináveis”, brinca Adriano Sann.
Comunicação híbrida e audiência hipersegmentada
Essa expansão demográfica do consumo de podcasts tem chamado a atenção de marcas, agências e veículos jornalísticos. Enquanto Brasil Fora da Caverna já possui uma comunidade fiel, a parceria com Podquepariu representa uma estratégia para tocar novas audiências por meio de um formato ainda mais leve e conversacional, capaz de gerar proximidade e engajamento emocional.
Para o mercado, essa união potencializa oportunidades comerciais, como inserções publicitárias, branded content e eventos ao vivo — segmentos que, proporcionalmente, têm registrado crescimento mais acelerado do que a própria audiência de podcasts.
“Vemos no Podquepariu BFC uma iniciativa que vai dialogar diretamente com o que o público mais valoriza hoje: autenticidade, propósito e relevância social. Ao unir entretenimento, informação e análise crítica, o projeto nasce com a expectativa de contribuir com o debate nacional e com a construção de um Brasil melhor, criando um espaço onde diferentes visões podem coexistir, provocar reflexões e gerar engajamento real”, destaca Mauricio Ramos, sócio fundador do Brasil Fora da Caverna.
Em um cenário saturado de conteúdos rasos, o Podquepariu BFC aposta na conversa franca, no pensamento crítico e na conexão humana como ativos estratégicos para fortalecer comunidades, ampliar vozes e transformar audiência em participação ativa.
A ideia inicial é de que o programa vá ao ar pelo menos duas vezes por semana, com gravações em diferentes cidades do Brasil, sendo trabalhado integralmente nos canais no YouTube e no formato “cortes” nos perfis no Instagram e demais redes sociais.
Sobre o Brasil Fora da Caverna
O Brasil Fora da Caverna (BFC) é um projeto jornalístico independente que nasce da experiência e do alcance construídos pelo perfil Brasil Fede Covid, criado pelo jornalista Eduardo Betinardi no final do ano de 2020, que se consolidou nas redes sociais durante a pandemia como uma das vozes mais atentas e críticas na curadoria de informações, denúncias e análises sobre a condução da crise sanitária no país.
A partir desse capital de credibilidade, engajamento e audiência, o BFC amplia o escopo editorial, mantendo o compromisso com a informação qualificada, a defesa da democracia e dos direitos humanos, e aprofundando a produção de conteúdo jornalístico voltado à política, à comunicação e ao impacto das decisões públicas na vida cotidiana dos brasileiros.
Sobre o Podquepariu
Fruto das mentes inquietas e artísticas de Adriano Sann e Beto Zoellner, o Podquepariu surgiu em 2022 com o objetivo de criar um espaço para conversas leves, divertidas e humanizadas, com conteúdo realmente relevante.
Ao longo de seus quase quatro anos de história, abriu o microfone para encontros históricos com artistas, políticos e figuras regionais que estão na “boca do povo”. Uma mesa diferente, onde todos ficam à vontade para compartilhar histórias e ideias.
Para ficar por dentro da programação e conhecer mais detalhes sobre a união entre Brasil Fora da Caverna e o Podquepariu, acesse os perfis oficiais no Instagram (@brasilforadacaverna e @podquepariu) ou o site www.brasilforadacaverna.com.br.
Bookmark