Skip to content Skip to footer

Hugo Motta pede afastamento de quatro deputados bolsonaristas após tumulto na Câmara

Decisões foram tomadas em razão do tumulto causado pelos parlamentares ultraconservadores nesta semana. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Como prometido, o presidente da Câmara dos Depurados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pedir o afastamento do mandato por até seis meses para os deputados federais bolsonaristas Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon (PL-MS) e Zé Trovão (PL-SC). O PL apresentou ainda uma representação contra a deputada Camila Jara (PT-MT), que teria empurrado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Todas as decisões foram tomadas em razão do tumulto causado pelos parlamentares ultraconservadores nesta semana, quando bolsonaristas resolveram impedir o início da sessão da Câmara ocupando a Mesa Diretora do plenário por dois dias.

Agora, o pedido de Motta será analisado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Segundo comunicado da Secretaria-Geral da Mesa, todas as denúncias sobre condutas praticadas durante o motim foram encaminhadas à Corregedoria Parlamentar.

Inicialmente, Paulo Bilynskyj (PL-SP) também foi denunciado, mas acabou poupado pelo presidente da casa da Câmara. Os parlamentares com a situação mais complicada são Pollon, que resistiu até o fim para que a casa não retomasse os trabalhos, e Zé Trovão, que tentou impedir fisicamente Motta de conseguir voltar à Mesa Diretora.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário