Skip to content Skip to footer

Moraes nega pedido para que ministro Fux participe de julgamento de núcleo golpista

Moraes nega pedido para que ministro Fux participe de julgamento de núcleo golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (9) o pedido da defesa para que o ministro Luiz Fux participasse do julgamento do núcleo 2 da trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral de 2022. O julgamento teve início na Primeira Turma do tribunal.

O pedido foi formulado pelos advogados de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, e de Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência. Moraes rebateu afirmando que a solicitação era “absurda” e “sem a mínima pertinência”, uma vez que Fux, embora tenha atuado na fase inicial do processo, pediu voluntariamente mudança de turma e, portanto, não poderia julgar o caso.

“Além de protelatório, chega a ser absurdo o pedido para que o ministro da Segunda Turma faça parte de um julgamento na Primeira Turma”, afirmou o relator.

Apesar da negativa inicial, o advogado Jeffrey Chiquini, defensor de Filipe Martins, insistiu em novos pedidos, como a retirada de documentos do processo e a inclusão de slides não autorizados. Com a reiterada negativa de Moraes, Chiquini permaneceu na tribuna mesmo após o microfone ser desligado, levando o ministro da Justiça, Flávio Dino, a acionar policiais judiciais. O advogado recuou antes da intervenção.

O julgamento seguiu com a leitura do relatório por Moraes e, em seguida, com a sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Os seis réus do núcleo 2 são acusados dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Os réus são:

  • Filipe Martins – ex-assessor de Assuntos Internacionais
  • Marcelo Câmara – ex-assessor da Presidência
  • Silvinei Vasques – ex-diretor da PRF
  • Mário Fernandes – general da reserva do Exército
  • Marília de Alencar – ex-diretora de Inteligência do MJ
  • Fernando de Sousa Oliveira – ex-diretor de Operações do MJ

A expectativa é que o julgamento se estenda por mais de uma sessão, com possibilidade de votação ainda esta semana.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário