Skip to content Skip to footer

Projeto no Senado propõe restrições a pessoas trans em espaços femininos

Jorge Seif
Senador Jorge Seif (PL), autor do projeto. (Foto: Internet/Reprodução)

Enquanto a pauta política estava centrada na PEC da Blindagem e em discussões sobre anistia, um outro projeto começou a avançar discretamente no Senado. A proposta em questão busca impedir que pessoas trans e travestis utilizem banheiros, vestiários e alas hospitalares destinados a mulheres.

O texto surgiu a partir de uma ideia legislativa apresentada em 2023 pela Associação Matria e ganhou parecer favorável no início deste mês. O relator da proposta na Comissão de Direitos Humanos, senador Jorge Seif (PL), defendeu que ambientes íntimos de uso coletivo sejam destinados exclusivamente a mulheres cisgênero.

Segundo o relatório, a medida teria como objetivo preservar a privacidade feminina e reduzir riscos de assédio ou constrangimentos. O parlamentar também mencionou fatores religiosos, culturais e pessoais como justificativas para a limitação.

A proposta ainda precisa seguir para análise em plenário, mas já desperta ampla reação na sociedade. Na consulta pública aberta pelo Senado, mais de 61 mil pessoas se posicionaram contra a medida, o dobro do número de manifestações favoráveis, que somam pouco mais de 30 mil.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário