Dados do Boletim Mensal de Indicadores da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina atualizados até 31 de dezembro de 2025 apontam que o estado registrou um total de 5.630 casos de maus-tratos contra animais ao longo de todo o ano. O número representa um aumento de aproximadamente 2,7% em relação a 2024, que fechou com 5.478 registros e comprova que o episódio de espancamento e morte do cão comunitário Orelha por um grupo de adolescentes na praia Brava de Florianópolis no início de janeiro está longe de ser um episódio isolado.
- Impunidade: cresce clamor por federalização do caso Orelha
- Membro do MBL chama Orelha de “cachorro lixo”
- Além de Orelha, adolescentes são suspeitos de tentar afogar cão “Caramelo”
Os números oficiais da Secretaria de Segurança de SC revelam que, levando em conta somente os registros oficiais, o estado teve média de cerca de 15 ocorrências de maus-tratos a animais por dia. Florianópolis, com 913 casos reportados em 2025, lidera essa triste estatística.
Subnotificação
A estatística se refere apenas aos casos em que houve o registro oficial de boletins de ocorrência na Polícia. Estudos de entidades de proteção animal indicam que, para cada caso reportado às autoridades, estima-se que existam entre 5 a 10 casos que nunca chegam ao conhecimento das autoridades. Diante da subnotificação, o número real de episódios de violência contra animais certamente é muito maior.
