Skip to content Skip to footer

STF vai decidir se pais gays têm direito à licença-maternidade

STF
(Foto: Wallace Martins/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se casais homoafetivos formados por dois homens podem ter direito ao mesmo período de licença concedido a mães biológicas ou adotantes. O tema será analisado com base no princípio da isonomia, que assegura igualdade de direitos, e a decisão servirá de referência para todo o Judiciário.

O caso chegou à Corte após um servidor público de Santo Antônio do Aracanguá (SP) adotar uma criança junto com o companheiro e solicitar a ampliação da licença-paternidade para o mesmo tempo da licença-maternidade. O pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), sob o argumento de que não há lei que autorize esse tipo de extensão e que decisões judiciais não podem criar benefícios sem previsão legal — entendimento consolidado na Súmula Vinculante 37 do próprio STF.

Inconformado, o servidor recorreu à Suprema Corte alegando que a negativa fere princípios constitucionais de proteção à família e à criança, além de contrariar o direito à igualdade entre homens e mulheres.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, destacou que o STF já reconheceu situações semelhantes, como o direito de pais solo à licença-maternidade e a possibilidade de casais formados por duas mulheres escolherem qual das mães usufruirá do benefício. Para Fachin, é fundamental garantir tratamento igualitário a todas as configurações familiares e assegurar a proteção integral da criança.

O ministro afirmou ainda que a questão tem relevância jurídica, social e constitucional e deve ser decidida pelo Plenário para uniformizar o entendimento dos tribunais. O julgamento ainda não tem data marcada, mas sua decisão poderá mudar a forma como o Estado reconhece os direitos parentais de casais homoafetivos masculinos em todo o país.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

30 jan 2026

PF impede atentado suicida e prende suspeito ligado ao Estado Islâmico no Brasil

Segundo informações apuradas pela PF, o suspeito vinha sendo monitorado desde o ano passado após apresentar sinais de radicalização
30 jan 2026

Suspeitos pela morte de Orelha já estão no Brasil

Segundo os investigadores, a viagem ao exterior ocorreu depois do crime, mas fazia parte de um roteiro previamente planejado
30 jan 2026

Senado: Bolsonaro manda e Valdemar obriga PL de Santa Catarina a “engolir” Carlos

Direção Nacional ameaça intervir na representação do estado caso não aceitem a candidatura do filho do ex-presidente
30 jan 2026

“Na Favela Drone” treina moradores de comunidades para atraírem turistas, fomentando cultura e economia

Objetivo final é integrar a comunidade, fazendo com que o turismo gere renda distribuída

Estudo de 2022 contou 320 células nazistas em Santa Catarina

Em 2021, a pesquisadora registrou 530 células em todo o Brasil; em 2022 foram 1.117 grupos neonazistas, um aumento de 210% em um ano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário