Skip to content Skip to footer

”Taxa Bolsonaro” entra em vigor

Medida afeta 35,9% dos produtos brasileiros embarcados para os EUA. (Foto: Porto de Santos/Divulgação)

Entraram em vigor na quarta-feira (6) as novas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a parte das exportações brasileiras — uma medida que, na prática, se assemelha mais a uma chantagem política do que a uma política comercial.

Assinada na semana passada pelo presidente Donald Trump, a medida afeta 35,9% dos produtos brasileiros embarcados para os EUA, o que representa cerca de 4% do total das exportações do Brasil. Ainda assim, cerca de 700 itens ficaram de fora do tarifaço.

Produtos como café, frutas e carnes passaram a pagar a taxa extra de 50%. Já suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes, polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia, produtos energéticos e aeronaves civis (incluindo motores, peças e componentes) escaparam da sobretaxa.

O tarifaço faz parte da nova estratégia comercial da Casa Branca, adotada por Trump, que visa elevar as tarifas de importação contra países parceiros numa tentativa de conter a perda de competitividade dos EUA diante do crescimento da China nas últimas décadas.

A escalada começou no dia 2 de abril, quando o governo americano iniciou sua guerra comercial aplicando tarifas com base no tamanho do déficit comercial dos EUA com cada país. Como os Estados Unidos têm superávit em relação ao Brasil, foi imposta inicialmente uma tarifa reduzida de 10%.

No entanto, no início de julho, Trump elevou o percentual para 50% em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs norte-americanas — e também como resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário