Skip to content Skip to footer

No primeiro julgamento do 8 de janeiro, Fux votou pela condenação de réu a 17 anos de prisão

Fux: ministro acompanhou integralmente votos de Moraes nos primeiros julgamentos do 8 de janeiro. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Antes de se tornar a principal esperança dos advogados dos réus, o ministro Luiz Fux foi rigoroso ao votar nos primeiros julgamentos de acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Em setembro de 2023, o relator do processo, Alexandre de Moraes, opinou pela condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão em regime fechado. Na ocasião, Fux acompanhou integralmente o voto de Moraes. O mesmo aconteceu nos outros três réus condenados em sequência.

Aécio foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As provas incluíram vídeos feitos pelo próprio réu dentro do Senado, comemorando as invasões e ameaçando o Estado de Direito. Nas imagens, ele vestia uma camiseta com os dizeres “intervenção militar federal”, comemorava a invasão dos prédios e fazia ameaças a autoridades.

No mesmo dia, Thiago de Assis Mathar também foi condenado a 14 anos de prisão. Fux novamente acompanhou integralmente o voto do relator pela condenação do réu por todos os crimes imputados.

O terceiro réu condenado foi Matheus Lima de Carvalho Lázaro, sentenciado a 17 anos de prisão. Mais uma vez, Fux acolheu totalmente o voto de Moraes.

O quarto condenado foi Moacir José dos Santos, igualmente a 17 anos de prisão. Ele foi preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto. A exemplo dos demais casos, o ministro Fux concordou plenamente com a sentença defendida pelo relator.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário