Skip to content Skip to footer

PEC DA BANDIDAGEM: em manobra de Motta, Câmara aprova voto secreto para proteger criminosos

Motta (Repub-PB): presidente da Câmara rejeitou questionamentos sobre retomada de voto secreto após rejeição na véspera. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (17), a exigência de votação secreta para a autorização da abertura de processos na Justiça contra deputados e senadores como parte da “PEC da Bandidagem”.

Além disso, pelo texto aprovado, quando parlamentares forem presos em flagrante por crimes inafiançáveis, a medida também terá que ser ratificada pelo Legislativo através de voto secreto, sem a possibilidade do eleitor saber como votou seu representante.

A votação secreta tinha sido derrubada em destaque na madrugada desta quarta-feira. Foram 296 votos a favor do voto secreto, mas o mínimo necessário para manter a regra era de 308 votos. Outros 174 parlamentares votaram a favor do destaque que excluiu o termo “secreto” do texto.

Câmara aprova “PEC da Impunidade” para blindar deputados e senadores da Justiça e da prisão

PEC DA IMPUNIDADE – Centrão e bolsonaristas querem voto secreto para prisão de deputados e senadores

Projeto da anistia defende impunidade para Bolsonaro, Eduardo e, até mesmo, golpistas do futuro

No final da manhã de hoje, Motta colocou o texto em votação novamente. A mudança foi aprovada por 314 votos a 168. A PEC, agora deve seguir para o Senado, onde tende a ser rejeitada.

Deputados do PT, PSOL, Novo e PSB questionaram a possibilidade de apresentação dessa emenda nessa fase da votação, quando somente podem ser apresentados destaques para suprimir partes do texto.

Motta rejeitou todos os questionamentos e citou casos anteriores em que esse procedimento foi adotado nas gestões dos ex-presidentes Arthur Lira e Eduardo Cunha. O parlamentar afirmou que quem quiser poderá recorrer à Justiça para derrubar a iniciativa.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário