Skip to content Skip to footer

Em decisão inédita, Justiça condena vereador por violência política de gênero

Em fevereiro de 2024, Bueno proibiu que a parlamentar usasse uma camiseta do Movimento Vote Nelas
Jean Bueno: vereador terá que pagar multa e indenização à vítima. Foto: You Tube/reprodução/Câmara Municipal de Marilândia do Sul

A Justiça Eleitoral do Paraná condenou, no último dia 3 de outubro, o vereador Jean Bueno (PSD), ex-presidente da Câmara Municipal de Marilândia do Sul, no Norte do Paraná, por violência política de gênero contra a ex-vereadora Cradenil Shibao (PTB). Em fevereiro de 2024, Bueno proibiu que a parlamentar usasse uma camiseta do Movimento Vote Nelas, que incentiva a participação feminina na política, ameaçando suspender a transmissão da sessão.

Segundo Credenil, o vereador teria se dirigido a ela dizendo que a camiseta estava proibida pela Corregedoria da Câmara. De acordo com Bueno, os vereadores não poderiam usar adereços que poderiam ser considerados itens de promoção pessoal com fins eleitorais. A ex-vereadora rebateu afirmando que participa do Movimento Vote Nelas e que não estava pedindo voto.

Discriminação

A Justiça considerou que as condutas do vereador foram discriminatórias e humilhantes, com o claro objetivo de dificultar o pleno exercício do mandato da vereadora em razão de sua condição de mulher. A pena de reclusão do vereador foi substituída por duas sanções restritivas de direitos: prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa pecuniária equivalente a um salário mínimo.

Bueno foi condenado também a pagar R$ 5 mil por danos morais à vítima, além de ter que fazer um pedido público de desculpas durante sessão da Câmara. A decisão também determinou a perda dos direitos políticos do vereador por 8 anos.

De acordo com o Movimento Vote Nelas, a condenação representa um marco importante na aplicação da Lei 14.192/2021, que estabelece medidas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário