Skip to content Skip to footer

Justiça de São Paulo ordena remoção de fake news contra Frei Chico, irmão de Lula

Frei Chico
(Foto: Felipe L Gonçalves/PT/Reprodução)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou, em decisão liminar , a remoção de conteúdos falsos sobre José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula.

A juíza Ana Luiza Madero Cruz Eserian ordenou que Google, Facebook e a responsável pela plataforma Kwai, Joyo Tecnologia, promovam a “remoção definitiva” de materiais que acusam falsamente a vítima de conexão com os roubos no INSS.

Entre as fake news está um vídeo, com milhões de visualizações, que acusa sem provas o filho de Frei Chico, Denis da Silva, de ter adquirido fazendas milionárias.

As empresas têm cinco dias para cumprir a determinação, sob pena de multa diária de R$ 1.000. A decisão também exige o fornecimento de dados dos responsáveis pela publicação desses conteúdos.

Em nota, Frei Chico criticou o que chamou de “julgamento antecipado” e a politização do caso. “É lamentável que parte da CPMI do INSS use esse processo como palco político, em vez de buscar a verdade”, afirmou.

O sindicalista também reforçou a independência das investigações em curso sobre supostas fraudes no INSS, destacando: “O Brasil vive um Estado de Direito, onde a Presidência da República não interfere – e não deve interferir – nos trabalhos dos órgãos de controle”.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário