Skip to content Skip to footer

Líder do PT acusa Castro de agir como informante dos EUA

Governador repassou relatórios confidenciais de segurança pública à agência estadunidense; Lindbergh pede afastamento
Cláudio Castro (PL): governador enviou informações à órgão dos EUA sobre Comando Vermelho. Foto: Rogério Santana/Governo do RJ

O líder do PT na Câmara Federal, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), encaminhou nesta segunda-feira (03) uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por crimes de atentado à soberania nacional e espionagem.

De acordo com o parlamentar, Castro entregou, a agência de inteligência estadunidense DEA (Agência de Combate às Droga), relatórios confidenciais de segurança pública e pedindo que o Comando Vermelho fosse classificado como “organização narcoterrorista”.

No pedido, o líder petista requer o afastamento de Castro do cargo para evitar que ele faça novas transações com o governo estadunidense, e que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Controladoria-Geral da União (CGU) sejam acionadas para preservar dados e apurar eventual vazamento de informações estratégicas de segurança.

Soberania

Para Lindbergh, a iniciativa representa uma ingerência estrangeira em assunto de competência exclusiva da União e ameaça à integridade da política de segurança nacional. “Ao agir como informante de um governo estrangeiro, Cláudio Castro viola a soberania brasileira e afronta o pacto federativo”, destaca o documento.

A representação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos e ações que tratam de ataques à soberania e de violações a parâmetros estabelecidos para operações policiais.

Lindbergh também pede que o STF encaminhe o caso à Procuradoria-Geral da República, para que sejam requisitados os relatórios e comunicações que o governo fluminense repassou a autoridades estadunidenses.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário