Skip to content Skip to footer

Compensação: Brasil recebeu R$ 1,3 bilhão em royalties de Itaipu em 2025

No ano passado, municípios receberam R$ 898 milhões, estados R$ 345 milhões e governo federal R$ 138 milhões
Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu: "royalties são uma das principais formas de retorno direto da Itaipu à sociedade brasileira". Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional/divulgação.

A Itaipu Binacional repassou R$ 1,381 bilhão em royalties ao Brasil em 2025, beneficiando seis Estados, 347 municípios e a União. Os dados foram divulgados nesta semana pela Diretoria Financeira Executiva da usina hidrelétrica.

Os royalties são pagos como compensação que Brasil e Paraguai recebem pelo uso do potencial hidráulico do Rio Paraná para a geração de energia. Previsto no Tratado de Itaipu, assinado em 1973, o pagamento teve início em março de 1985 e já soma mais de US$ 14,6 bilhões, incluindo o repasse ao Paraguai.

“Os royalties são uma das principais formas de retorno direto da Itaipu à sociedade brasileira. Esses recursos contribuem de maneira decisiva para fortalecer políticas públicas, reduzir desigualdades regionais e promover o desenvolvimento sustentável nos territórios impactados pela usina”, lembrou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

A legislação brasileira estabelece que 65% dos royalties vão para municípios, 25% para estados e 10% para a União. No ano de 2025, isso correspondeu a R$ 898 milhões para municípios, R$ 345 milhões para Estados e R$ 138 milhões para o governo federal.

Os royalties que a Itaipu repassa “respondem por 35% de todos os repasses feitos a título de compensação financeira pelas hidrelétricas do país, totalizando R$ 37,8 por MWh gerado, um desembolso 5,7 vezes acima da média do setor, que é de R$ 6,6 por MWh”, explica o diretor financeiro executivo de Itaipu, André Pepitone.

Quem mais recebe

O Paraná, sede da margem brasileira da usina, segue como o maior beneficiário. Em 2025, o estado recebeu R$ 293 milhões — 85% da parcela destinada aos governos estaduais. Já as 49 cidades paranaenses contempladas ficaram com R$ 761 milhões, também 85% do total repassado aos municípios no período.

Os repasses municipais de 2025 incluíram ainda R$ 67 milhões para 93 cidades de Minas Gerais; R$ 30 milhões para 159 municípios de São Paulo; R$ 26 milhões para 38 cidades de Goiás; e R$ 14 milhões para sete municípios de Mato Grosso do Sul. O Distrito Federal recebeu R$ 64 mil.

Entre os governos estaduais, Minas Gerais recebeu R$ 26 milhões; São Paulo, R$ 11 milhões; Goiás, R$ 10 milhões; e Mato Grosso do Sul, R$ 5 milhões. O Distrito Federal ficou com R$ 24 mil.

Os R$ 138 milhões direcionados ao governo federal foram distribuídos entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (R$ 56 milhões), o Ministério do Meio Ambiente (R$ 41 milhões) e o Ministério de Minas e Energia (R$ 41 milhões).

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jun 2026

“Agudo Grave”: Zélia Duncan enfrenta a era da IA e das incertezas em um dos álbuns mais ousados da carreira

Novo álbum da cantora e compositora recusa fórmulas prontas e transforma as inquietações do mundo digital em matéria-prima artística
08 jun 2026

Rua de São João anuncia atrações e promete parar Aracaju em junho

Evento no bairro Industrial terá seis dias de festa em junho, com 25 atrações, concurso de quadrilhas e shows de forró
08 jun 2026

Quase R$ 900 milhões: PL domina divisão do fundo eleitoral

Com o PL na liderança e o PT em segundo, nova divisão estrangula siglas menores e injeta bilhões nas campanhas do Congresso e governos
08 jun 2026

ONGs movimentaram quase R$ 10 milhões em contratos cruzados em São Paulo

Auditoria em convênios de projetos sociais entre 2020 e 2025 revela conflito de interesses; Controladoria abriu investigação e bloqueou novos contratos
08 jun 2026

Salvador prepara grande homenagem a Santo Antônio com programação especial

Entre 10 e 12 de junho, o CCPI reúne celebrações religiosas, sanfona e Samba Duro da Ladeira com acesso gratuito no Largo do Pelourinho
08 jun 2026

Com apoio de 181 países, Brasil garante posição privilegiada em conselho estratégico da ONU

País assume cadeira no ECOSOC para o mandato de 2027 a 2029, consolidando seu papel na formulação de políticas globais de desenvolvimento sustentável

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário