A bancada do PT na Câmara dos Deputados divulgou, na quarta-feira (10), nota em que denuncia o desaparecimento de diversos perfis nas redes sociais pertencentes a parlamentares do partido e do campo progressista, bem como de entidades e lideranças deste campo. De acordo com a nota, o sumiço ocorreu na noite de terça-feira (09 de dezembro), justamente quando a Câmara debatia e votava um projeto de lei voltado à anistia aos golpistas do 8 de janeiro.
- Instagram censura perfil do educador antirracista Chavoso da USP em mais um ataque seletivo das Big Techs
- Meta lucra com anúncios que enganam beneficiários de programas sociais
- Uber mobiliza usuários contra PL 4527/2025 e levanta suspeitas de uso político de dados pessoais
Segundo a legenda, ativistas digitais já haviam denunciado que alguns perfis sequer foram localizados pelos mecanismos de busca das plataformas, pelos seus proprietários ou pelo público, notadamente no Instagram, pertencente à Meta.
A empresa atribuiu o problema a uma falha técnica pontual, restrita ao sistema de busca de contas, que atingiria perfis de diferentes espectros políticos. Para o PT, porém, não é de hoje que há denúncias contra as plataformas digitais por sua atuação favorável à extrema-direita, em detrimento do campo democrático e popular.
“O fato evidencia a urgência de o Brasil construir sua soberania digital. Uma sociedade plural e democrática não pode permanecer à mercê de Big Techs, que se movem por interesses estranhos à democracia e à soberania nacional, alinhadas à extrema-direita mundial e sem compromisso com o desenvolvimento econômico e social do País”, defende o partido.
Bookmark