Skip to content Skip to footer

Aeroportos lotados: o que está por trás do boom da aviação em 2025?

O crescimento da movimentação nos aeroportos é um reflexo direto de como a economia do Brasil se mostra mais aquecida. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Crescimento vem na esteira de um conjunto de elementos que favorecem o setor

O primeiro semestre de 2025 rendeu um marco histórico para a aviação comercial no Brasil. Mais de 61,8 milhões de passageiros circularam por voos domésticos e internacionais, representando um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período registrado em 2024. O crescimento da movimentação nos aeroportos é um reflexo direto de como a economia do Brasil se mostra mais aquecida.

Para se ter uma ideia, os voos internacionais somaram 13,8 milhões de viajantes, aumentando em 15,3% o número de turistas no país. Já o índice de voos nacionais ficou em 8,6%, ultrapassando 40 milhões de embarques. Entre os aeroportos do país, o que mais cresceu proporcionalmente foi o Galeão, no Rio de Janeiro: +26%, com 8,2 milhões de passageiros.

Em outros estados, destacam-se os aeroportos de Guarulhos, com uma movimentação de quase 22 milhões de pessoas, e Brasília que, mesmo apresentando uma ligeira queda no ranking, registrou seu melhor desempenho desde 2019. Diversos elementos contribuem para o favorecimento do setor: os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária.

Esse crescimento vem na esteira de um conjunto de elementos que favorecem o setor, como os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária, apoio institucional às companhias aéreas e, principalmente, uma economia em recuperação. Com PIB em alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, o Brasil vem dando sinais de estabilidade econômica.

A nova política de reajuste do salário mínimo, que chegou a R$ 1.518 em 2025, ainda que com teto de 2,5% para o ganho real, ajuda a impulsionar o consumo e a confiança do trabalhador. Desse modo, tendo mais dinheiro em circulação, a tendência é de crescimento para o turismo, serviços e, claro, a aviação.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 fev 2026

Contrário ao fim da escala 6 X 1, Tiririca folgou 256 dias em 2025

Deputado se recusou a assinar a PEC que estabelece redução da jornada semanal de trabalho
10 fev 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi por unanimidade após denúncias de assédio

Pouco antes da votação, o próprio magistrado havia solicitado afastamento por 90 dias, amparado por recomendação médica
10 fev 2026

Caso Orelha: conduta do delegado-geral vira alvo do MP

A iniciativa foi motivada pelo recebimento de representações que questionam a conduta do dirigente da Polícia Civil durante o andamento do caso
10 fev 2026

São Paulo dobra o número de catadores e ambulantes no Carnaval 2026

Sem trabalhadores informais, grandes eventos como o Carnaval não funcionam
10 fev 2026

Oficinas de grafite promovidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec começam a colorir muros de cidades do litoral do Paraná

A primeira oficina ocorreu na fachada de uma escola pública em Paranaguá; pintura teve a participação da comunidade local

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário