Skip to content Skip to footer

André Mendonça assume caso Master no Supremo

(Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

O ministro André Mendonça assumiu a relatoria do chamado caso Master no Supremo Tribunal Federal após decisão tomada pelo plenário da Corte nesta quinta-feira (12). A mudança ocorreu em reunião reservada entre os ministros, quando ficou definido que Dias Toffoli deixaria a condução do processo.

A escolha de Mendonça foi feita por sorteio eletrônico, mecanismo utilizado para garantir distribuição imparcial dos processos. Apenas Toffoli, por já ter atuado no caso, e o presidente do STF, Edson Fachin, ficaram fora da seleção.

A substituição acontece em meio a questionamentos sobre a atuação de Toffoli na investigação. O ministro havia determinado medidas consideradas controversas, como a imposição de forte restrição de acesso a provas e decisões relacionadas ao andamento do inquérito.

Desse modo, vieram a público informações sobre vínculos empresariais envolvendo pessoas próximas ao magistrado e estruturas financeiras citadas nas apurações que envolvem o banco e seu controlador, o empresário Daniel Vorcaro.

Reportagens apontaram que empresas ligadas a familiares de Toffoli tiveram participação societária com um fundo de investimentos citado nas investigações. O próprio ministro confirmou participação em uma empresa que, no passado, manteve negócios com um fundo mencionado nas apurações.

A saída de Toffoli evita um cenário que poderia comprometer o andamento do processo. Caso ele fosse formalmente declarado impedido ou suspeito, todas as decisões tomadas até aqui correriam o risco de anulação automática. Isso incluiria depoimentos já prestados, diligências realizadas, buscas autorizadas e até acareações entre investigados.

Com Mendonça à frente, o processo segue seu curso sem reinício, preservando os atos já praticados e mantendo o ritmo das investigações em um caso que tem repercussão política e econômica relevante.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

13 fev 2026

O perigo veste farda: escolas cívico-militares colecionam relatos de abusos, assédio moral e importunação sexual

Com o maior número de unidades nesse modelo (312), o Paraná de Ratinho Jr é também o estado com mais denúncias

Cúpula da PM que se omitiu no 8 de janeiro perde mais uma

Em dezembro, STF condenou, por unanimidade, cinco integrantes da PM do DF a 16 anos de prisão e perda de cargo público
13 fev 2026

Itaipu capacita 70 profissionais e amplia Vigilância Ativa de Precisão contra dengue na Tríplice Fronteira

Projeto-piloto iniciado em Foz do Iguaçu será expandido para Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Ciudad del Este

PF aponta indícios contra Toffoli e caso vai ao STF

Após receber o relatório, Fachin determinou a abertura de um incidente para avaliar possível suspeição de Toffoli na condução do processo relacionado ao banco
13 fev 2026

Cão é arremessado em rio e jogado de prédio por adolescentes em SC

De acordo com informações colhidas no local, quatro adolescentes teriam participado das agressões; animal não sobreviveu

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário