Skip to content Skip to footer

Lula conversa com Trump e pede fim de sobretaxas

Segundo Planalto, conversa teve “tom amistoso”; brasileiro pediu retirada de sobretaxas sobre exportações brasileira
Lula: presidentes lembraram encontro na ONU. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta segunda-feira (06) com o presidente Donald Trump e pediu o fim da sobretaxa de 50%sobre as exportações brasileiras e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades do país. As “punições” foram orquestradas pela família Bolsonaro.

Os dois conversaram por 30 minutos. Segundo o Palácio do Planalto, a conversa teve um tom “amistoso”. Eles conversaram sobre se encontrar pessoalmente, e Lula sugeriu ele aconteça na na Cúpula da Asean, na Malásia que acontece no final deste mês. Os dois presidentes estão confirmados no evento.

Lula e Trump relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, ressaltando a impressão positiva daquele encontro.

O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou também que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Para completar, o presidente brasileiro pediu a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades do país. As “punições” foram orquestradas pela família Bolsonaro.

Próximos passos

O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além disso, Lula e Trump acordaram encontrar-se pessoalmente em breve.

Lula reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo assessor especial Celso Amorim e pelos ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

18 jun 2026

Operação da PF atinge Jaques Wagner e investiga apartamento de R$ 2,5 milhões

Investigação da Polícia Federal mira repasses financeiros ligados ao Banco Master e imóvel de R$ 2,5 milhões em Salvador
12 jun 2026

Gleisi garante estar pronta para enfrentar o bolsonarismo no berço da “Lava Jato”

Ex-ministra e pré-candidata ao Senado, deputada promete questionar o que Moro e sua turma fizeram pelo Paraná e o País desde que entraram no jogo político
18 jun 2026

Água desaparece e Pantanal entra em estado crítico, aponta estudo

Dados do MapBiomas revelam que o bioma encerrou o ano muito abaixo da média histórica, sem registrar cheias significativas
18 jun 2026

Acuado por suspeita de ter recebido US$ 30 mi do Master, Alcolumbre faz ameaças

Segundo a Veja, dinheiro teria sido depositado em uma conta secreta no exterior

Casos de violência contra idosos no RJ disparam 24% em apenas um ano

Dados do Ministério Público revelam que as ocorrências saltaram de 2.386 para 2.967 em apenas um ano; mulheres são as principais vítimas
18 jun 2026

Bets tiram jovens das faculdades e preocupam especialistas

Impulsionados pela publicidade massiva, estudantes enfrentam prejuízos financeiros e acadêmicos; especialistas cobram regulação e apoio psicológico

Após apreensão de arma, Bolsonaro pode voltar para a Papudinha

Pistola foi apreendida pela Polícia Militar do Distrito Federal durante uma blitz, guardada no carro de um dos seguranças particulares de Bolsonaro

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário