O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro intensifica nesta semana sua articulação política nos Estados Unidos em meio aos desdobramentos de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar desembarcou nesta segunda-feira (22) em Washington, capital norte-americana, onde cumpre uma agenda de encontros com integrantes do governo do presidente Donald Trump e representantes do Partido Republicano.
A viagem ocorre poucos dias após a decisão do STF que condenou Eduardo por coação no curso do processo judicial. A sentença passou a ocupar posição central nas conversas previstas com lideranças conservadoras americanas, que também devem abordar temas relacionados à atuação do Judiciário brasileiro e às relações políticas entre grupos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e setores da direita dos Estados Unidos.
Eduardo está acompanhado do jornalista Paulo Figueiredo, aliado frequente nas iniciativas voltadas à aproximação com parlamentares e autoridades norte-americanas. Os compromissos devem se estender até terça-feira (23), incluindo reuniões reservadas e um jantar com dezenas de senadores republicanos.
Nos bastidores, interlocutores do grupo avaliam que a condenação poderá ser utilizada como elemento para ampliar o debate junto a políticos americanos sobre decisões judiciais envolvendo integrantes da oposição brasileira. A estratégia também inclui tentar reforçar a mobilização internacional em torno de medidas direcionadas ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
A agenda desta semana dá continuidade a uma série de viagens realizadas por lideranças bolsonaristas aos Estados Unidos nos últimos meses. No fim de maio, Eduardo e Paulo Figueiredo estiveram em Washington acompanhando o senador Flávio Bolsonaro durante encontros com representantes da administração Trump e integrantes do Partido Republicano.
Bookmark